Cresce evasão escolar nos empreendimentos populares

li>Compartilhe nas redes Sociais

Evasão escolar pode gerar multa e até mesmo a perda da guarda da criança

A EMDHAP (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional) recebeu, na última semana, uma lista com os nomes de crianças e jovens, que moram nos empreendimentos populares: Piracicaba I, II e III, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Vida Nova I, II, III e IV, e estão com evasão escolar, que é quando um aluno deixa de frequentar as aulas, ou seja, abandona o ensino em decorrência de qualquer motivo.

A lista foi enviada pelos diretores das escolas onde essas crianças e jovens estão matriculados. A preocupação está na quantidade de estudantes que não comparecem às aulas no período em que foram matriculadas.
De acordo com a Diretora Administrativo / Financeira da EMDHAP, Kátia Mesquita, ainda não se sabe o motivo da evasão escolar e, por isso, o caso está sendo avaliado para que as medidas necessárias sejam tomadas. ‘‘Nós vamos ter que saber [o que está acontecendo], vamos buscar essas informações e nós vamos ter que tomar providências para ajudar essas crianças a voltarem para as escolas, está é uma das ações que desenvolvemos no pós ocupação e mesmo os Ipês e Piracicaba não estando em período de pós ocupação, iremos também aferi-los”, completa.

A primeira medida a ser tomada pela EMDHAP para resolver o problema, é entender os principais motivos da evasão escolar por meio do contato com as famílias dessas crianças e jovens. “Nós, do serviço social da EMDHAP, iremos até vocês, porque recebemos uma listagem com todos os nomes das crianças que estão com evasão escolar” afirma Kátia Mesquita.

Muitos dos pais não têm conhecimento de que os filhos não comparecem às aulas. É muito importante que os pais se conscientizem da necessidade de manter os filhos nas escolas para que estes recebam o ensinamento que os professorem tem a oferecer e completem os estudos básicos e necessários para o desenvolvimento intelectual, social e posteriormente profissional. É importante ainda que os pais monitorem o comparecimento dos filhos nas escolas. Vale ressaltar que a evasão escolar pode gerar multa prevista por Lei, no artigo 249. da Lei nº 8.069/90 e até mesmo a perda da guarda da criança.

Letícia Ortolani
Jornalista