Projeto técnico social no empreendimento Piracicaba I, II e III, continua em 2019

  • Compartilhe nas redes Sociais

  • O trabalho técnico social, realizado desde o ano de 2016 no empreendimento Piracicaba I, II e III, foi reformulado para continuar em 2019. O projeto que já beneficia os moradores com aulas de futebol e zumba, agora trará novas oficinas ao longo do ano.
    O trabalho é uma união de forças da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (EMDHAP) e a Caixa Econômica Federal (CEF) e consiste na intervenção e aplicação dos 3 eixos básicos: mobilização comunitária, gestão ambiental e geração de trabalho e renda.

    Futebol
    O componente esportivo com ênfase no futebol já é um sucesso no Piracicabas. O esporte tem um grande potencial mobilizador de crianças, portanto, serve como oportunidade para criação de discussões importantes sobre educação como as relações baseadas na não-violência, direito e deveres, além da saúde física.
    Os objetivos dessa intervenção focam no fortalecimento do potencial de desenvolvimento das crianças e adolescentes, promovendo hábitos de vida saudável; na promoção ao exercício dos direitos estabelecidos no Estatuto da Crianças e Adolescente (ECA), assim como no estimulo ao protagonismo infanto-juvenil. Para o ano de 2019, o projeto continuará com novas vagas, que beneficiarão crianças e jovens dos 05 aos 14 anos.

    Zumba
    A Zumba é um exercício aeróbico baseado em movimentos de dança latina, por ser considerado bastante popular, é reconhecido como um instrumento de mobilização e interação social.
    Os objetivos desta intervenção estão focados no fortalecimento de vínculos e a troca de experiência, criando mecanismo de desenvolvimento social para crianças, adolesceste e adultos, onde também é criado um ambiente de vivência dos filhos com os pais/mães, e dos adultos com seus vizinhos, desenvolvendo um elo de amizade e bem querer. Em 2019 serão disponibilizadas 50 vagas para participação da atividade para o público em geral.

    Teatro
    Noções de interpretação, posicionamento no palco, impostação da voz, cenário/figurino, discussão do tema natalino e até a elaboração coletiva de uma peça teatral são alguns dos temas e atividades que serão desenvolvidos nas oficias teatrais.
    Com objetivo de estimular o desenvolvimento psicossocial, as aulas serão ministradas por dois professores ao longo de seis meses. A atividade será aberta ao público em geral.

    Curso de hortas e ervas medicinais
    Com objetivo de capacitar os participantes para a formação, manutenção e exploração de uma horta doméstica e de ervas medicinais, as oficinas também abordarão noções de relações humanas.
    Na programação dessa atividade estão:
    • Higiene e segurança no trabalho.
    • Como preparar o solo e os canteiros.
    • Adubação orgânica, química e de cobertura.
    • Seleção das variedades, sementes e mudas.
    • Regas, desbastes e carpina.
    • Controle de doenças e pragas.
    • Consumo e comercialização da produção.

    Festa das primícias
    Esta atividade tem o objetivo de estimular o desenvolvimento psicossocial. Com isso, as oficinas levam aos moradores, ações de interação, autoestima e educação pedagógica através de brincadeiras, com objetivo de revitalizar culturalmente o estilo de vida. As atividades são destinadas às crianças e jovens.

    Oficina de saúde
    Para ter boa orientação sobre qualidade de vida, além de trazer estimulo a cuidar da saúde, higiene pessoal, higiene alimentar, prevenção a doenças e o desenvolvimento das crianças, essa atividade foi pensada para gerar um debate e aprendizado coletivo e é destinada aos jovens e adultos.

    Curso de confecção de patchwork/artesanato
    Para capacitar os participantes com habilidades necessárias para a produção artesã e estimular o desenvolvimento psíquico-motor, essa atividade foi pensada para geral, além de uma possível fonte de renda, noções de relações humanas. Nas atividades, os moradores terão acesso às técnicas da confecção. A atividade é voltada aos jovens e adultos.

    Como se inscrever?
    Todas as atividades são gratuitas e abertas aos moradores do empreendimento Piracicaba I, II e III em geral. Para participar, o interessado deve ficar atento ao início de cada atividade que será divulgada dentro do próprio condomínio, em informativos fixados nas entradas de cada bloco.
    Toda atividade desenvolvida necessitará de inscrição que será feita dentro do próprio condomínio.